ENTRECRUZADOS
Entrecruzados vem do desejo de registrar a efemeridade da criação ao mesmo tempo da sua composição e realização. Registrar o momento de fruição na criação de uma obra aberta, em um espaço pulsante de encontro – aberto e informe. E nesse mesmo instante poético, criar o documento, que materializa a memória.
Luísa Lemos, no vídeo, e Laura Virgínia, na dança, idealizaram a prática dessa vontade de investigação, valorizando a arte de dança integrada ao discurso filosófico - literário e seus registros, assim como promover o intercâmbio entre artistas e a des-hierarquização das linguagens pela cena da dança. A dança por seu caráter primitivo de laboratório primevo de todas as outras artes, coordenando em um só gesto tempo, espaço e matéria, propicia o ambiente favorável ao desafio da primeiridade. Dos limites de articulação e desarticulação das imagens/textos/gestos/palavras podem surgir a poesia da cena e a provocação mútua de artistas que dos seus lugares artísticos se dispõem ao risco, ao cruzamento, à passagem e a troca.
Para a primeira edição do projeto, Luísa e Laura convidaram o filósofo Hilan Bensusan, o escritor Gonçalo M Tavares e as bailarinas Mariana Pimentel e Soraia Silva - a esses questionamentos dos lugares e não lugares das linguagens artísticas envolvidas e seus possíveis cruzamentos. Mariana Pimentel reside no Rio de Janeiro, mas em um dos ensaios estava em Maceió/AL, Gonçalo M. Tavares, reside em Lisboa/Portugal, mas nos ensaios estava circulando dentro do Japão. Soraia Silva, Hilan Bensusan, Laura Virgínia e Luísa Lemos estavam em Brasília e residem em endereços um distante do outro.
Ao que parecia longínquo e caótico no tempo e espaço foi equalizado pela sala virtual - mesmo antes da pandemia que nos trouxe um novo contexto de vida e de ocupação dos espaços políticos, sociais e afetivos -.
Durante 6 meses, promovemos um intercâmbio em realidades artísticas distintas, registrando, partilhando nossos processos criativos e reflexivos e disponibilizando todo processo tornando ao mesmo tempo - registro, acervo e poética. Concretizamos, assim, um conjunto documental de conteúdos relacionados ao cruzamento de linguagens artísticas dentro de uma dinâmica de produção de conteúdo tendo em vista os mais variados suportes (escrita, discurso, performance, vídeo e fotografia), que não especificamente um palco, uma cena.
O que fica após a efemeridade da cena? Processos criativos contínuos, registros, rastros de documentação e uma memória de inquietações.
Esta pergunta segue nos interpelando e movendo nossos desejos de investigar e corporificar entrecruzamentos de diferentes campos artísticos e distintas geografias. Entrecruzados é plataforma de encontro e de pesquisa e aqui, neste espaço, você poderá acompanhar os seus desdobramentos e os novos encontros que teremos o prazer de provocar e vivenciar.
ENTRECRUZADOS
1a edição
Ficha Técnica
Direção Geral: Luísa Lemos
Literato: Gonçalo M. Tavares
Filósofo e performer: Hilan Bensusan
Bailarinas: Laura Virgínia, Mariana Pimentel e Soraia Silva
Vídeodança documental: Luísa Lemos
Fotografia: José Palmieri (DF) / Daniela Paoliello (RJ)
Cinegrafista: Gustavo Serrate (DF) / Fabiano Araruna (RJ)
Técnico de som e luz (DF): Emmanuel Queiroz
Técnico de som (RJ): Erick Santos
Técnico de luz (RJ): Eduardo Alves
Design Gráfico: Fabiano Araruna
Webdesigner: Gustavo Lins
Coordenação de Produção: Juana Miranda
Coordenação Administrativa: CHANG Produções
Assessoria de Imprensa: Baú - Comunicação Integrada (DF) / Joyce Lima (RJ)
Redes Sociais: Luciana Marques
Intérprete de libras: Thalita Araújo
Audiodescrição: Veryanne Couto Teles
Agradecimentos: Diego Dantas (Centro Coreográfico do Rio de Janeiro), Equipe Conexões Criativas (Centro de Dança do DF), Casa 69, Adriana de Fátima Barbosa Araújo e Espaço Íthaka